Início

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Mais informações referentes às aulas: filipehalpernmtc@gmail.com

chi_kungO Chi Kung é um exercício holístico, muito diferente dos sistemas de exercício e ginástica modernos que apenas trabalham de forma superficial (e separada) os componentes do nosso corpo, músculos e capacidade cardiovascular, muitas vezes correndo-se o risco de criar lesões. Na práctica do Chi Kung todos os sistemas do corpo são exercitados: os órgãos internos são suavemente massajados; as circulações de sangue e linfa são estimuladas; a capacidade respiratória é suavemente expandida e melhorada; as articulações, músculos, tendões e ligamentos são exercitados de modo saudável, com o objectivo de fortalecer todas as estruturas assim como aumentar a relação entre elas. Ao mesmo tempo, por haver envolvimento mental do praticante, existe um outro nível de exercício, com enormes benefícios a nível do relaxamento, da cognição e da concentração assim como ao nível postural e do equilíbrio por trabalhar ao nível da propriocepção. Todos estes benefícios fazem com que o Chi Kung seja um maravilhoso sistema de prevenção de doenças, de fortalecimento, flexibilização e relaxamento, que trabalha o corpo humano em todas as suas vertentes.

Chi Kung (ou Qi Gong), traduzido à letra significa "mestria da energia", "a arte de manipular com sucesso a energia" ou “treino de desenvolvimento da energia” e tem por objectivo o desenvolvimento e consciencialização do Qi (ou Ki ou Prana). São exercícios que promovem o cultivo da energia vital e a sua circulação harmoniosa pelo corpo, causando um reequilíbrio energético assim como uma maior consciência corporal, emocional e do ambiente que nos rodeia.

É uma prática terapêutica milenar, que faz parte das práticas energéticas da Medicina Tradicional Chinesa. É uma prática variadíssima que pode ser feita tanto de pé como sentado ou deitado, tem estiramentos e alongamentos assim como movimentos suaves e redondos, enfatiza a respiração e o relaxamento, o que permitirá a circulação suave do Qi pelo corpo. A prática irá adaptar-se de acordo com as condições e necessidades dos praticantes.

Tradicionalmente era praticado por médicos ou curandeiros, por artistas marciais e guerreiros, por místicos, monges e religiosos, era uma prática muito hermética e fechada, quase sempre mantida em segredo por quem a praticava, e queriam guardar os benefícios extraordinários só para si e para os seus.
Hoje em dia é uma prática que está disponível para a maioria das pessoas, sendo uma prática pluridisciplinar e muito polivalente, poderá ir ao encontro das necessidades da maioria das pessoas, independentemente da sua profissão ou “hobbies” podendo melhorar o seu desempenho, o bem-estar no dia-a-dia e a saúde de forma geral.

Entre os muitos benefícios de uma prática continuada e regular de Chi Kung podem-se enumerar alguns que se destacam:

  • Melhoria e fortalecimento da estrutura energética assim como do corpo físico;
  • Fortalecimento do sistema imunitário;
  • Mais vitalidade;
  • Maior resistência;
  • Níveis de energia constantes;
  • Melhor postura;
  • Mais estabilidade e equilíbrio;
  • Flexibilização da coluna vertebral e do corpo no geral;
  • Maior foco e capacidade mental;
  • Maior consciência corporal e do ambiente que nos rodeia;
  • Menos tensões físicas, mentais e emocionais;
  • Maior eficácia no uso do corpo;
  • Aprendizagem de dinâmicas e uso do corpo diferentes;
  • Uso do corpo como um todo;
  • Alívio de dores crónicas ou agudas;
  • Respiração mais profunda e eficaz;
  • Melhor funcionamento dos órgãos internos.

As aulas regulares nos Espaço Vida decorrem às terças:

  • das 18:30 às 19:30

A mensalidade é de 30€ por uma aula semanal. Descontos para desempregados, jovens e reformados
Para além das aulas regulares os alunos terão acesso a uma plataforma digital exclusiva, onde será colocado material de apoio e onde poderão colocar dúvidas e questões, que são normais que surjam ao praticarem-se estas disciplinas.

Professor Filipe Halpern

Desde cedo interessado sobre a Natureza e o Cosmos, sobre a História e os mistérios do Mundo e também sobre os tratamentos de base natural. O contacto com as Artes e Filosofias Orientais surgiu com a prática de Artes Marciais, nomeadamente o Aikido. Devido a uma lesão surgiu a necessidade do contacto com as Artes de Cura Orientais, o que se manifestou através do Chi Kung e que permitiu a recuperação completa.

A prática do Chi Kung, por necessidade, despertou uma curiosidade para aprofundar o mesmo, assim como as suas raízes e teorias subjacentes. O que acabou por se revelar numa formação em medicina tradicional chinesa, formado pela ESMTC – Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa. Com formação académica de 5 anos e meio em várias áreas da MTC, como: Acupuntura, Massagem Tui Na, Moxabustão, Ventosaterapia, Fitoterapia, Osteopatia Chinesa, Técnicas Reflexas, Tai Chi e Chi Kung Terapêutico entre outras.

Com formação base, pela ESMTC, para ensinar Chi Kung Terapêutico (5 anos de Chi Kung, onde se aprendem sistemas diferentes vocacionados para necessidades e condições específicas, incluindo questões de saúde). A aprender Zhan Zhuang Qi Gong com Lourenço de Azevedo desde 2010 e com Peter Dekker desde 2015, terminou o curso Foundation Teachers (para ensinar esta arte milenar) com Lourenço Azevedo e Peter Dekker em 2016.

Continua a desenvolver estudos nas áreas das artes terapêuticas Orientais, do estudo do Ki e dos movimentos internos e externos. Actualmente, a estudar regularmente Zhan Zhuang Qi Gong com Lourenço de Azevedo e JiseiDo com Sensei Inácio Dias. Continuando sempre num caminho de autoconhecimento, auto-aperfeiçoamento e melhoria dos vários aspectos da vida.

As aulas que são leccionas são exclusivamente terapêuticas e não se encontram abrangidas pelo actual Decreto-Lei nº 248-A/2008 que regulamenta as actividades desportivas.

Um Espaço de Qualidade dedicado ao Crescimento e Bem-Estar
Todos os direitos das imagens deste site estão reservados e não podem ser reproduzidas sem autorização dos autores